Por unanimidade, os trabalhadores do Asseio, Conservação, Zeladoria e Limpeza Urbana do Vale dos Sinos, representados pelo Sindiasseio Vale dos Sinos, votaram no dia 24 de setembro por reajuste único de 6,13% para todas as funções, garantindo a recompensação da inflação (INPC/IBGE), acrescida de ganho real. Esse valor vale ainda para o auxílio alimentação e lanche, ampliando o benefício na jornada externa. Esse índice ainda será levado para mesa de negociação com o patronal.
Na assembleia, que fooi realizada na sede do Sindiasseio em Novo Hamburgo, os trabalhadores acompanharam o trabalho desempenhado pelo Sindicato na luta diária em defesa dos direitos da categoria.
A presidente do Sindiasseio Vale dos Sinos, Maria Elisabete da Silva, ao lado do jurídico do Sindicato, Antônio Ayub, e do presidente da Federação do Asseio (FEEAC), Henrique Silva, apresentou um vídeo sobre os benefícios que o trabalhador do asseio tem direito e item por item da Convenção Coletiva do Trabalho de 2020 que será levada para o Sindicato Patronal. “Primeiro é importante destacar a presença do trabalhador em bom número nesta assembleia. Isso é o reflexo do trabalho desenvolvido pelo nosso Sindicato. Mesmo com todas dificuldades que estamos passando, o Sindiasseio procura estar presente na base e, o mais importante, atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores. Os números estão aí. São mais de 50 ações trabalhistsa, mais de R$ 80 mil distribuídos em benefícios. Mais de 50 consultas médicas nos convênios oferecidos por nós. Uma série de coisas em prol da categoria ”, lembra a presidente.
Elisabete frisou que todos os itens da CCT 2020 foram discutido com a base. “No dia a dia, durante o ano de 2019, fomos conversando com os trabalhadores. Ouvimos as dificuldades e a luta de cada um. Tudo que está na convenção é o reflexo destas conversas. Até uma delegada de polícia, especializada na violência contra a mulher, procuramos, para tentar combater a prática do assédio moral e sexual que ocorre na categoria”, destacou.
Ainda durante o evento, a presidente apresentou todos os convênios que o Sindicato oferece aos trabalhadores. Além da assessoria jurídica, falou das clínicas médicas (Multiclínica, LifeDay, Docctor Med, Clínica da Visão e Cemed), farmácias (MaxxiEconômica e Panvel), cursos profissionalizantes e das parcerias com pousada na praia e hotel em Gramado.
Nas pautas apresentadas (conforme o edital publicado nos Jornais VS e NH do dia 16 de setembro) os trabalhadores puderam se manifestar e votar item por item. Tudo que foi apresentado foi aprovado pela categoria representada pelo público presente.
A mesa de negociação com o Patronal não tem data definida ainda, mas ocorrerá no mês de janeiro de 2020. Além da CCT, o valor do reajuste aprovado pela assembleia estará em pauta a ser discutido.