2020 não foi um ano fácil. Mesmo em meio à pandemia, que trouxe dificuldades para todos os setores, inclusive nas negociações salariais, os trabalhadores e trabalhadoras do asseio e conservação do RS conquistaram um acordo muito positivo na campanha salarial. Além da manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ficou garantido reajuste de 5% nos salários e 4,5% no auxílio- alimentação.
A IMPORTÂNCIA DA CCT
A Convenção Coletiva, que tem 79 cláusulas, são os direitos que só existem por causa do trabalho do Sindicato e da FEEAC, já que não estão na nova lei trabalhista. Ou seja, são adicionais que a categoria do Asseio e Conservação conquistou graças a sua luta. Entre esses direitos que os sindicatos garantem na CCT estão o adicional de horas-extras, auxílio-lanche, auxílio-alimentação, insalubridade, auxílio-maternidade, e um conjunto grande de vantagens que integram o Benefício Social Familiar.
O QUE MUDOU?
1/3 DE FÉRIAS
A partir de agora, e desde que haja concordância do empregado, que deverá ser manifestada por escrito, o pagamento do período de férias poderá ser efetuado da seguinte forma:
– o valor do 1/3 de férias deverá ser pago dentro do período adquirido das férias
– e o valor da antecipação da base do salário/mês poderá ser pago no mês subsequente se houver concordância do trabalhador.
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
Será reajustado em 5% proporcionalmente ao salário base de cada função.
PRÉ-APOSENTADORIA
Estabilidade pré-aposentadoria para o trabalhador que estiver a um ano da data de se aposentar, e há pelo menos quatro anos de serviço ininterrupto na mesma empresa.
O reajuste será pago imediatamente.