Com aumentos das tarifas, contas de água, gás e luz estão consumindo os orçamentos das famílias. Para tentar manter as despesas dentro do orçamento do mês, vamos dar dicas de como economizar.
Os preços subiram muito acima da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para as famílias com rendimentos de um (R$ 1.100) a cinco salários mínimos (R$ 5.500), de 9,85% nos últimos 12 meses e isso derrubou o poder de compra e renda desses brasileiros, resultando num saldo negativo todo mês.
Hoje 71,4% das famílias estão endividadas, sem conseguir pagar as prestações, o cartão de crédito e até contas básicas.
Diante da seca, que diminuiu de 70% para 22% o índice de armazenamento dos reservatórios das regiões sudeste e centro-oeste, chamadas de caixas d’água do país, a preocupação das famílias com a água aumentou.
Outro motivo de preocupação com a água é a privatização do saneamento básico, já aprovado no Congresso. Um exemplo de como as contas podem ser afetadas é a cidade de Ouro Preto (MG). Lá a população está revoltada com os novos preços, após a companhia municipal ter sido vendida.
Para piorar a situação das famílias brasileiras, o governo de Jair Bolsonaro não enfrenta a crise econômica , agravada pela pandemia, com programas de geração de emprego e renda, e o jeito é tentar economizar onde der.
Veja aqui 20 dicas de como economizar água:
1 – Veja se não há vazamentos na sua residência
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano.
2 – Verifique se as torneiras não estão pingando.
Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.
Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês; e um filete de quatro milímetros, 13.260 litros de água por mês.
3 – Desligue a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos. Mantendo a torneira fechada você economiza 12 litros (casa) e 80 litros (apartamento) enquanto escova os dentes. Na hora de fazer a barba a economia é de 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento).
4 – Tome banhos mais curtos.
5 – Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.
O consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.
6 – Evite usar mangueiras para lavar o quintal.
7 – Regue as plantas com água em vasilhas, no lugar da mangueira.
8 – Se puder faça xixi durante o banho.
9 – Se possível, troque as válvulas da descarga do banheiro pelas que economizam. Cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água, a cada seis segundos pressionada. Não jogue lixo no vaso sanitário. Válvulas novas chegam a economizar 50% da água durante a descarga. Já uma válvula defeituosa pode chegar a gastar até 30 litros.
10 – Junte água da máquina de lavar para limpar o quintal.
11- Juntar roupa suja e lavar no máximo uma vez por semana.
Uma máquina de cinco litros consome em média 135 litros de água a cada uso.
12- Lavar a louça do almoço ou do jantar de uma única vez
Limpe os restos de comida e ensaboe antes do enxague.
Você também pode encher a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe-a de molho por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.
13 – Evite lavar o carro com mangueira. Em 15 minutos, o uso da mangueira consome 180 litros de água.
14 – Lave frutas e verduras em bacias. Assim você evita que a torneira fique aberta por muito mais tempo.
15- Cozinhe com menos água. Não precisa encher a panela para cozimentos. O ideal são dois dedos de água acima dos legumes, por exemplo.
16 – Prefira varrer a calçada em vez de lavar.
17 – Armazene a água da chuva. Use baldes, tonéis ou bacias para armazenar a água da chuva. Sempre tampe o recipiente para evitar infestações de mosquitos.
A água da chuva pode ser usada para regar as plantas, limpar a casa, lavar o carro, o quintal e até dar um banho no seu cachorro.
18 – Regue as plantas pela manhã ou à noite. Nesses horários é possível evitar o desperdício causado pela evaporação da água.
19 – Cubra a piscina. A cobertura evita até 90% de evaporação da água. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.
20- Ao viajar, feche o registro. Para evitar surpresas desagradáveis ao voltar para a casa com uma conta de água mais cara, feche o registro. Enquanto você se diverte, pode ocorrer um vazamento.
*Com informações da Sabesp