Uma mudança de ciclo, assim o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do RS, a FEEAC RS, Henrique Silva, definiu o emocionante ato de inauguração da nova sede da Federação ocorrido na noite desta quarta-feira, 29 de março.
O evento contou com bastante representatividade: desde funcionários e assessorias da entidade, passando por amigos e parceiros, e representações, como a do segmento patronal, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da Conascon, do IGAS e movimento sindical.
UM NOVO CICLO
“A federação já foi uma mochila nas costas”, contou Henrique ao relatar um pouco da história da entidade, que em 2024 completará 25 anos. Segundo ele, fora um ato de pioneirismo, desprendimento e ousadia a criação da FEEAC RS, que desde então teve papel decisivo no fortalecimento das lutas e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da limpeza, asseio e conservação no estado. “Nossa trajetória teve uma marca que é decisiva: a unidade. Foi graças a essa unidade que chegamos até aqui e inauguramos esse novo ciclo com a sede nova”, completou.
Henrique fez questão e homenagear alguns pioneiros, como o presidente do SEEAC Porto Alegre, e primeiro presidente da federação, Dirceu de Quadros Saraiva. “Sem o trabalho e a dedicação do Dirceu, não teríamos nada disso aqui”.
Para o presidente do Sindilimp Passo Fundo, Tiago Bittelo, é motivo de orgulho a estrutura sindical da categoria ter atingido condições de ter uma sede qualificada como a que fora inaugurada neste 29 de março. “Representamos uma categoria humilde, que agora está alí, na rua, enfrentando o dia a dia do seu trabalho. Eles podem e devem contar conosco para representá-los e lutar pelos seus direitos. Eles merecem uma estrutura assim”, pontuou.
CREDIBILIDADE E PARCERIA
O assessor do Sindasseio RS, Sérgio Almeida, que representa o segmento patronal, falou em nome da presidente da entidade, Adriana Maia Mello. Ele fez questão de trazer a saudação à nova sede da FEEAC RS e afirmou que a relação entre os dois entes sempre teve um alto nível devido à responsabilidade institucional de cada um e que a federação dos trabalhadores do setor conquistou credibilidade ao longo dos anos pela sua seriedade e compromisso com as necessidades do segmento laboral.
Já o presidente da FECOSUL e CTB RS, Guiomar Vidor, fez a sua saudação representando o movimento sindical. Ele lembrou do início do trabalho da FEEAC RS e dos esforços dos seus dirigentes, como Dirceu e Henrique, para que se chegasse aos dias atuais com enormes conquistas para a categoria e a inauguração da nova sede. “A categoria da limpeza, asseio e conservação está de parabéns pela sua nova casa. É mais uma grande conquista!”, disse.
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre esteve representada pela vereadora Biga Pereira, do PCdoB. Ela que também acompanhou toda a evolução da FEEAC RS nessa trajetória de 25 anos, destacou a importância dessa categoria para a sociedade, sobretudo das mulheres da limpeza e conservação, as garís e coletoras, que “são corajosas, lutadoras e essenciais para o bem estar da população como um todo”, afirmou.
A CONASCON também esteve presente no evento através de seu diretor, João Capana. Ele saudou o movimento sindical gaúcho e disse que a nova sede da FEEAC RS representa um marco para a categoria.
A FEEAC RS foi fundada em 1999 e recebeu seu registro definitivo no MTE em 2006. Possui sete sindicatos filiados compreendendo as regiões do estado: Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul. Representa cerca de 70 mil trabalhadores e trabalhadoras na base e atinge indiretamente em torno de 300 mil pessoas.
A nova sede fica na Praça Quinze de Novembro, 66 sala 501, no Centro Histórico de Porto Alegre.