Faça chuva ou sol, um grande movimento em favor da justiça e do trabalho marca esse dia 15 de junho no qual é celebrado o Dia Internacional da Justiça. Trata-se de uma ação organizada pela Uni Global Union com a participação de diversas entidades sindicais do setor de limpeza e segurança do mundo, como a FEEAC RS, a Conascon e os sindicatos filiados. O símbolo é a colocação de uma luva amarela nesse dia, com os braços levantados.
O movimento tem como foco a união global para reivindicar salários justos, melhores condições de trabalho e maior reconhecimento. Além disso, é uma forma de prestar homenagem aos milhões de trabalhadores e trabalhadoras desse segmento que é tão importante e que desempenha um papel vital na sociedade.
A população vê no dia a dia a inestimável contribuição dessas pessoas que se esforçam para manter nossos locais de trabalho, hospitais, escolas e espaços públicos seguros e limpos. É hora de união e apoio para buscar justiça.
Como parte dessa campanha, os sindicatos do Rio Grande do Sul mobilizaram os trabalhadores para colocarem suas luvas amarelas e tirarem fotos com os braços levantados e punhos cerrados, como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância desse setor para todos.
São pessoas a serviço das pessoas
Para o presidente da FEEAC RS e membro da direção nacional da Conascon, Henrique Silva, a data simbólica do 15 de junho é uma forma de unir a categoria e os sindicatos em âmbito mundial para dar visibilidade aos que – quase sempre – permanecem invisibilizados, mas que são decisivos para o funcionamento da sociedade, para o meio ambiente e para a saúde da população. “São pessoas a serviços das pessoas”, disse, evocando o slogan da FEEAC RS.
Foi o que fizeram Sindilimp Caxias, Sindilimp Passo Fundo e Seeac Porto Alegre. Veja abaixo as imagens dos trabalhadores que se engajaram na campanha para dar mais visibilidade às reivindicações da categoria.