Em reunião do pleno da sua direção, com representantes de todos os sindicatos do Rio Grande do Sul, a FEEAC RS reelegeu o presidente Henrique da Silva para mais um mandato de cinco anos à frente da entidade. A eleição da nova diretoria da federação teve chapa única que foi eleita por unanimidade.
UNIDADE E MUITAS LUTAS
A reunião fez um balanço das atividades realizadas nos últimos anos e um consenso entre os presentes foi a evolução do trabalho e a unidade em torno da federação.
Além das Convenções Coletivas vitoriosas e da consolidação de benefícios, como o Benefício Social Familiar, BSF, os Kits Escolares e as cestas básicas disponibilizadas à categoria, também houve muitas lutas, como a resistência aos ataques e aos direitos sofridos após as reformas trabalhista e da previdência, e aos prejuízos gerados pelo governo Bolsonaro.
O enfrentamento à pandemia também foi lembrado – período que exigiu empenho da federação e dos sindicatos em prol das garantias de direitos, da saúde e pela vacina para os trabalhadores e as trabalhadoras do setor, estes que estiveram sempre na linha de frente.
Outra luta fundamental e mais recente tem sido o combate ao chamado ” Dumping Social”, que é a existência de empresas que vencem licitações públicas mas não têm condições de manter o serviço, nem de honrar com os direitos de seus funcionários.
Essa concorrência desleal gera desequilíbrio no segmento e muitos prejuízos para os trabalhadores e as trabalhadoras que ficam sem salário e direitos no momento em que as empresas desaparecem, geralmente após o recebimento dos recursos públicos.
Além de um seminário, realizado em conjunto com o segmento patronal, que teve a participação do Tribunal Regional do Trabalho, o TRT4, do Ministério Público do RS, MPRS e do Ministério Público do Trabalho, MPT, no final de 2022, também foram criadas frentes parlamentares para tratar do tema na Assembleia Legislativa do RS e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
A FEEAC e os sindicatos também estiveram muito ativos junto às demandas gerais dos trabalhadores, como na luta para derrotar o fascismo na eleição que deu a vitória a Lula e, na atualidade, a mobilização pela redução dos juros do Banco Central e por um novo marco regulatório que promova o fortalecimento das entidades sindicais. Esse trabalho ocorre em sintonia com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, a CONASCON.
A FEEAC também vem fortalecendo a ação sindical junto a debates importantes no segmento como aquele que versa sobre a Norma Regulamentadora 38, NR38, o combate aos assédios na categoria, a defesa dos direitos das mulheres e luta pela igualdade e pelo fim de todas as formas de opressão e preconceito.
IGAS
Outra conquista importante foi dar início à construção do Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços, o IGAS, em conjunto com o setor empresarial, para desenvolver ações de saúde, educação e promoção do trabalho decente, além do desenvolvimento e reconhecimento do segmento na sociedade.
NOVA SEDE
A aquisição da nova sede da federação, inaugurada recentemente, também faz parte do balanço positivo do último período. Trata-se de um amplo e moderno conjunto de salas, localizado no centro histórico de Porto Alegre e que possui espaços físicos qualificados para o funcionamento, tanto do dia a dia da FEEAC RS, bem como para reuniões maiores e que exigem mais concentração de trabalho.
NOVOS DESAFIOS
O presidente reeleito fez questão de destacar a grande unidade que há entre a federação e os sindicatos. Henrique lembrou da história da entidade que começou com base no pioneirismo e sacrifício de algumas lideranças abnegadas, entre elas o quadro histórico do segmento, Dirceu Quadros Saraiva, que fora presidente fundador da FEEAC RS.
“Temos novos e grandes desafios pela frente, entre eles o fortalecimentos dos direitos, salários e da dignidade da nossa categoria. Para isso, a nossa união é fundamental”, assinalou Henrique.
A posse festiva da FEEC RS será no dia 02 de setembro, em um evento em Caxias do Sul.
VEJA A NOMINATA ELEITA PARA O MANDATO 2023/2028:
Presidente: HENRIQUE FERMIANO DA SILVA – Caxias do Sul
Vice-Presidente: ALDECI MOREIRA GARCIA – Santa Maria
Secretária Geral: MARIA ELISABETE MACHADO DA SILVA – Novo Hamburgo
Tesoureiro: DIRCEU DE QUADROS SARAIVA – Porto Alegre
SUPLENTES DA DIREÇÃO
JAISON DA SILVA – Passo Fundo
PAULO CESAR CARVALHO DUARTE – Pelotas
LEANDRO LEOPOLDO – Santa Cruz do Sul
WILLIAM LIMA DA SILVA – Estancia Velha
CONSELHO FISCAL (TITULARES)
NESTOR ALVES BORGES – Caxias do Sul
MARIA ELISABETE SUTIL DE OLIVEIRA – Canoas
JAIR GRIEP – Pelotas
CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)
IÁGARA CRISTINA TRINDADE CAVALHEIRO – Santa Maria
TIAGO BITELLO – Passo Fundo
RONI LUIS DA SILVA – Santa Cruz do Sul
DELEGADOS A CONFEDERAÇÃO (TITULARES)
HENRIQUE FERMIANO DA SILVA – Caxias do Sul
DIRCEU DE QUADROS SARAIVA – Porto Alegre
DELEGADOS A CONFEDERAÇÃO (SUPLENTES)
JAISON DA SILVA – Passo Fundo
MARIA ELISABETE SUTIL DE OLIVEIRA – Canoas