Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 01, a entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do setor da limpeza, asseio e conservação do RS referente a campanha salarial 2023/24, em uma reunião ocorrida com a representação patronal na sede da FEEAC RS. Reajuste nos salários com aumento real e aumento no piso mínimo da categoria para R$ 1.605, além de um valor de R$ 25 para auxílio-alimentação. Outra reivindicação é a concessão do auxílio-alimentação durante as férias, assim como o vale-lanche. O setor patronal esteve representado pelo Diretor Executivo do SINDASSEIO RS, Sergio Almeida.
A campanha também terá como prioridade a manutenção e ampliação do Benefício Social Familiar, BSF. Junto disso, a ampliação do KIT Escolar – que hoje atende filhos e filhas de trabalhadores – para que passe a atender o trabalhador estudante.
Outra definição da campanha é a possibilidade de a mulher que for vítima de ameaça ou assédio ser transferida de local/setor de trabalho de forma a lhe garantir a segurança.
Trabalho decente
Vista em conjunto, a pauta de reivindicações trata de vários aspectos referentes ao conceito de trabalho decente, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, da Organização das Nações Unidas, ONU.
Valorização
Segundo o presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, a pauta do reajuste leva em consideração o novo contexto que o Brasil vive. “O governo Lula instituiu e aprovou uma nova política permanente de valorização do salário mínimo no país; essa é uma lógica que precisa ser estendida a todas as categorias de modo a gerar mais renda, qualidade de vida e o fortalecimento da economia”, disse.
Negociações
O mês de outubro foi marcado por assembleias em todos os sindicatos que compõem a FEEAC RS; elas contaram com boa participação da categoria que aprovou as propostas. Agora, com a entrega da pauta, estabeleceu-se o ponto de partida para o processo de negociações que deve ocorrer em uma série de reuniões com a patronal nas próximas semanas.
A campanha salarial 2023/24 foi planejada e aprovada no início de setembro em um encontro estadual da federação realizado em Caxias do Sul. Ela tem como marca “UNIDOS POR MAIS CONQUISTAS – mais salário, direitos, trabalho decente e benefício social familiar”.