Trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro para lembrar o Justice Day – Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Vigilância, celebrado nesta terça-feira, 15 de junho.
O Justice Day foi criado há 31 anos para relembrar, com profunda indignação, a maneira arbitrária e violenta com que os profissionais de zeladoria norte-americanos foram reprimidos ao se manifestarem para cobrar seus direitos, num ato público em Los Angeles (Califórnia), nos Estados Unidos. Conta a história que a marcha pacífica foi duramente reprimida pela polícia quando os trabalhadores e trabalhadoras deram os braços para atravessar uma rua e foram agredidos com golpes de cassetetes, deixando dezenas de feridos.
Para o movimento sindical global esse dramático acontecimento fortaleceu a determinação dos zeladores, angariando o apoio da opinião pública e estimulando “uma campanha que forçou as empresas multinacionais a reconhecerem o direito a um contrato sindical que proporcionasse aos trabalhadores um aumento vital, com seguro saúde e benefícios garantidos”.
De acordo com o presidente da CONASCON o movimento vem crescendo ano a ano.As entidades sindicais e os trabalhadores estão entendendo a importância da valorização da atividade. Com a Pandemia ficou ainda mais evidente o quão essenciais são os trabalhadores em serviços de limpeza, afirmou Moacyr.