Em um encontro realizado na pousada do SEEAC RS, em Magistério, no litoral norte, neste último final de semana (10 e 11/9), dirigentes da FEEAC RS, dos Sindicatos e assessorias debateram o posicionamento e a estratégia da campanha salarial da categoria da limpeza, asseio e conservação que deverá ser lançada nos próximos dias. A data-base da categoria é janeiro de 2022.
DESAFIOS DA CONJUNTURA POLÍTICA
O encontro inicio na noite da sexta-feira, 10, com a palestra sobre a conjuntura nacional e estadual. Guiomar Vidor, presidente da CTB RS foi o convidado para debater sobre o tema. O dirigente fez uma avaliação sobre os maiores desafios colocados para a classe trabalhadora neste momento, com destaque para as lutas em defesa dos direitos e pelo Fora Bolsonaro, tendo em vista a carestia, a destruição dos direitos trabalhistas, a falta de foco na proteção da vida e das famílias na pandemia e o desemprego promovidos por sua política econômica. “É um caos este governo, em todos os sentidos, por isso estamos trabalhando para realizar um congresso nacional da classe trabalhadora. Assim vamos aprovar uma pauta de lutas e propostas para tirar o Brasil dessa crise, com prioridade na geração de trabalho e renda, empregos e o desenvolvimento com valorização do trabalho”, informou.
RECUPERAR SALÁRIOS E DIREITOS
Houve um intenso debate sobre a necessidade de a campanha salarial, neste ano, priorizar a recuperação dos salários que vêm sendo corroídos pela inflação, além da manutenção e ampliação dos direitos ca Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. É bom lembrar que os trabalhadores da limpeza, asseio e conservação têm estado na linha de frente desde o início da pandemia, arriscando suas vidas para manter e cuidar dos lugares nos quais a sociedade vive, nos quais todos vivemos, como as cidades, os hospitais, as escolas, fábricas e os prédios de moradia.
Ate meados de outubro, todos os sindicatos deverão realizar assembleias com suas bases, deste vez presenciais – já que no ano passado isto não foi possível. “Seguiremos todos os protocolos de segurança e distanciamento para ouvir a categoria e aprovar nossas reivindicações. Com o avanço da vacinação, avaliamos que já é possível realizar presencialmente as assembleias”, informou o presidente da FEEAC RS, Henrique Silva.
INSTITUTO
Outro debate importante realizado no encontro de planejamento foi a discussão sobre a criação de uma estrutura inovadora: um instituto voltado para o bem estar da categoria, que deverá ter como propósito o atendimento nas áreas da saúde e educação. Esta é uma construção conjunta com o setor empresarial e que já está em uma fase adiantada de planejamento, como possíveis novidades para os próximos meses.
Estiveram presentes, além da direção e assessorias técnicas da FEEAC, os Sindicatos de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Passo Fundo.