A direção da FEEAC RS realizou, nesta terça-feira, 19, sua primeira reunião de 2024. Além da avaliação da eleição do SEEAC Porto Alegre, ocorrida no final de fevereiro, o pleno tratou da estratégia de planejamento, política de mulheres e pesquisa piloto sobre diversidade na categoria.
A reunião foi abrangente quanto aos temas em pauta. Na primeira parte, houve avaliação sobre a importante eleição sindical ocorrida no SEEAC Porto Alegre nos dias 28 e 29 de fevereiro, que contou com grande participação da categoria e elegeu a chapa “SEEAC Renovado, Unido e Forte” para os próximos cinco anos. O presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, destacou a importância da eleição e parabenizou os eleitos, em especial o novo presidente que tomará posse em julho, Francisco Rosso. Silva ainda fez referência à significativa presença de representantes sindicais do país dando seu apoio no pleito. “Isso mostra a importância do sindicato e o respeito conquistado pela luta da categoria no Rio Grande do Sul”, completou.
Sobre política de gênero e diversidade, ficou definida reunião para consolidar a comissão de mulheres da categoria, fruto do encontro realizado em novembro de 2023 em Novo Hamburgo. Também ficou indicada a possibilidade de realização de uma pesquisa sobre questões de gênero e orientação sexual na categoria, tendo como plano piloto a base de Novo Hamburgo.
A reunião também definiu a estratégia e possíveis datas para realização dos planejamentos nas entidades sindicais com apoio técnico da federação, a exemplo do que já ocorrera em Caxias do Sul.
O encontro também tratou de assuntos relevantes que estão na pauta desde a virada do ano, como a discussão na Câmara Setorial sobre o trabalho terceirizado junto à Superintendência do MTE RS e a votação na Assembleia do Projeto de Lei Anti-calote.