“Qual é o nosso futuro, sem aposentadoria?” – Esta é a pergunta que faz a campanha lançada pela FEEAC-RS em defesa da aposentadoria. Os materiais de divulgação fazem um alerta, afirmando que a reforma da Previdência é pior para o Brasil e ruim para todos. No resumo das maldades que a reforma do governo Bolsonaro apresenta, foram destacados os pontos que mais atingem a categoria:
O SEU FUTURO, SE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA FOR APROVADA:
Trabalhar mais tempo e ganhar menos. Isso, se conseguir se aposentar…
– Ninguém poderá se aposentar por tempo de contribuição.
– Você terá que trabalhar até os 65 anos (homem) ou 62 anos (mulher).
– O tempo de contribuição ao INSS deverá ser de 20 anos (hoje é de 15 anos).
– Os seus salários serão somados para calcular o benefício, em vez de uma média como é hoje. Isso vai diminuir o valor.
Prejudica os mais pobres
– Se você ou algum familiar não conseguir se aposentar e ficar em situação de miséria, em vez de receber um salário mínimo a partir de 65 anos, como é hoje, vai receber apenas R$ 400,00 (a partir dos 60 anos) e um salário mínimo só depois de 70 anos! Esse é o tal BPC, o Benefício de Prestação Continuada. Essa medida vai aumentar a miséria e a morte dos idosos.
Corta o abono salarial
– Se você ganha até dois salários mínimos, todo ano recebe o Abono Salarial de um salário mínimo, que dá uma força nos gastos da família. Com a reforma da Previdência, só vai receber quem ganha até um salário mínimo.
Prejudica mais as mulheres!
– Se você tem familiares ou amigas que são professoras ou trabalhadoras rurais, saiba que elas terão que trabalhar mais para se aposentar. Serão 10 anos a mais para as professoras, que ficarão até os 60 anos em sala de aula. As trabalhadoras rurais, que hoje se aposentam aos 55 anos, serão igualadas aos homens na aposentadoria aos 60 anos de idade. Isso é justo?
Nós podemos IMPEDIR que a reforma da Previdência seja aprovada. Vamos ficar atentos e participar do nosso sindicato.
VAMOS À LUTA PARA DEFENDER A APOSENTADORIA!