A FEEAC RS realizou o seminário de preparação para a campanha salarial 2023/24 nos dias 01 e 02 de setembro, em Caxias do Sul. O encontro, que contou com representações de todos os sindicatos filiados, aprovou a marca publicitária e o slogan da campanha, estratégia e agenda de assembleias.
Na primeira parte, houve exposição sobre as lutas e conquistas obtidas pela categoria ao longo dos últimos anos, bem como análise do contexto político, com o assessor jurídico da federação, Alex Tapia.
Em seguida, o assessor Candido Roza tratou do tema “Agenda 2030 e a pauta do trabalho decente”, esta que, cada vez mais, assume centralidade nas lutas da categoria pela valorização do trabalho e contra a precarização.
No segundo dia, Rogerio Almeida, do Benefício Social Familiar, fez uma demonstração detalhada acerca da parceria existente entre a FEEAC e o Sindasseio, que oferecem – na Convenção Coletiva – uma série de benefícios exclusivos para a categoria. Ele chamou a atenção justamente para a diferenciação qualitativa que isto produz na CCT do segmento.
Almeida ouviu ainda sugestões e esclareceu dúvidas dos sindicatos sobre a gestão cotidiana da plataforma gerencial do BSF.
Na sequência o Vice-presidente do IGAS, Candido Roza, e o Assessor Jurídico, Mauro da Rosa, fizeram relato sobre como está o andamento da estratégia de construção do instituto. O assessor de comunicação, Clomar Porto, mostrou a logomarca e a identidade do IGAS, bem como um vídeo que mostra a marca.
A parte final do encontro teve, inicialmente, análise das reivindicações que serão encaminhadas para a mesa de negociação junto ao setor patronal. Este, que foi o principal momento do encontro, teve ampla participação dos sindicatos, que aprovaram a estratégia geral, uma comissão de negociação e as datas para as assembleias.
O encerramento teve a apresentação da proposta de logomarca e slogan para a campanha. O presidente da FEEAC, Henrique Silva, situou os presentes que o posicionamento para a narrativa da campanha neste ano segue a linha da necessidade de reconstrução das condições de vida da classe trabalhadora no país, isso inclui a valorização salarial com crescimento real, a defesa do trabalho decente, manutenção e ampliação de direitos e fortalecimento dos benefícios já assegurados na CCT, através do programa BSF.
A marca da campanha, que foi aprovada por unanimidade, tem como foco publicitário a união entre sindicato e categoria para garantir mais conquistas e avanços. “UNIDOS POR MAIS CONQUISTAS – mais salário, direitos, trabalho decente e benefício social familiar”.