Iniciam nesta terça, 26, as atividades do Fórum Social das Resistências (FSMJD), que ocorre em Porto Alegre até 30 de abril. O evento visa debater a resistência aos ataques sofridos pelo Estado Democrático de Direito do Brasil, assim como os da América Latina e do mundo.
MARCHA
A marcha de abertura do Fórum está marcada para esta terça-feira, 26 de abril, às 17h, com saída do Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha. A partir de 27 abril, ocorrerão 14 Assembleias de Convergências organizadas por diversas entidades e movimentos sociais. Elas são abertas à participação de pessoas interessadas com debates sobre as causas das crises atuais e propostas para a organização coletiva de soluções.
LUTAS
As conclusões das Assembleia de Convergência serão apresentadas posteriormente, no final do Fórum, na Assembleia das Assembleias, que terá o objetivo de identificar pontos de consensos, prioridades coletivas e a construção de uma agenda comum de lutas para o próximo período.
Concomitantemente ao Fórum Social das Resistências, a Cidade do México receberá o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), evento que abordará a crise mundial do sistema judiciário e os riscos da ascensão dos regimes totalitários na Europa e América Latina. O evento congrega mais de 190 entidades participantes.