Na tarde desta quinta-feira, 08, o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do RS, FEEAC RS, Henrique Silva, esteve reunido com o Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior, para solicitar que os trabalhadores e trabalhadoras das áreas da limpeza no RS sejam incluídos como prioridade na vacinação contra a COVID-19, tendo em vista que estes estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia desde o seu início, em março do ano passado.
O documento entregue ao Secretário esclarece que o segmento de asseio e conservação, limpeza ambiental e áreas verdes representa aproximadamente 65 mil trabalhadores no RS. Aproximadamente 6,5 mil atuam na limpeza pública urbana, ou seja, executam as atividades de coleta e destinação final de resíduos domiciliares, hospitalares ou industriais, assim como realizam as atividades de capina e varrição das vias públicas e logradouros de nossas cidades. Outra parte significativa da categoria atua diretamente nos hospitais, assim como em diversos outros locais públicos de alto risco para a contaminação.
Veja a íntegra do documento entregue ao governo:
….
Porto Alegre, 08 de abril de 2021.
Ao M.D.
Sr. Artur Lemos Júnior
Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do RS
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Ambiental do RS – FEEAC/RS serve-se deste documento para apresentar à análise e consideração de Vossa Excelência o pedido para que os trabalhadores que atuam na limpeza urbana das cidades gaúchas sejam incluídos na lista de profissionais prioritários para vacinação contra COVID-19 em nosso estado.
Cumpre-nos informar que o segmento de asseio e conservação, limpeza ambiental e áreas verdes representam hoje aproximadamente 65 mil trabalhadores no RS. Deste universo de pessoas aproximadamente 6,5 mil ou 10 pontos percentuais atua na limpeza pública urbana, ou seja, executam as atividades de coleta e destinação final de resíduos domiciliares, hospitalares ou industriais, assim como realizam as atividades de capina e varrição das vias públicas e logradouros de nossas cidades.
Por se tratar de um serviço essencial, desde o início da pandemia este não sofreu interrupção, ao contrário dos demais setores da economia, constituindo-se em atividade vital para a preservação da saúde pública no RS, havendo em todo o país um conjunto de iniciativas para que os profissionais destacados sejam entendidos como categoria prioritária para a vacinação contra COVID-19.
Decorre destas iniciativas o início da vacinação destes trabalhadores nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, assim como sua inclusão no texto base do Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional para definir as categorias prioritárias para vacinação.
Pelas razões acima expostas, entendemos ser urgente a inclusão destes trabalhadores como categoria prioritária no plano estadual de vacinação contra a COVID-19, assim como acontece com os trabalhadores da saúde, segurança entre outros.
Diante do exposto, aproveitamos a oportunidade para renovar nossos votos de estima e consideração enquanto aguardamos pela definição do Governo do Estado do RS em relação ao pleito apresentado.
Atenciosamente,
Henrique Fermiano da Silva
Presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Ambiental do RS – FEEAC/RS