O Sindilimp Caxias do Sul realizou sua assembleia da Campanha Salarial 2023 na noite desta quarta-feira, 14 de setembro. O encontro, que contou com dezenas de trabalhadores e dirigentes sindicais, aprovou a pauta de reivindicações da categoria.
REAJUSTE COM AUMENTO REAL
O destaque da pauta da categoria para esse ano é a luta pelo reajuste com aumento real nos salários, além do reajuste no auxílio-alimentação e auxílio-lanche, no adicional de insalubridade, e a manutenção e ampliação do Benefício Social Familiar e do kit Escolar. Outra reivindicação é quanto ao pagamento do auxílio-alimentação no período de férias.
O presidente do Sindilimp e da FEEAC RS, Henrique Silva, fez apresentação das reivindicações que compõem a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e destacou a importância da unidade junto ao Sindicato. “Esses direitos não caíram do céu. Eles são uma conquista de anos de luta do Sindicato ao lado da categoria”, enfatizou.
“É preciso fortalecer a união com o Sindicato, assim nossas conquistas aumentam”, completou Henrique.
CAMPANHA: NOSSO TRABALHO É ESSENCIAL
O slogan da campanha neste ano é “NOSSO TRABALHO É ESSENCIAL”. Segundo Henrique, a campanha procura chamar a atenção para a importância do trabalho da limpeza, asseio e conservação para a sociedade. “Na pandemia, ficou claro o quanto nosso trabalho é fundamental para a sociedade. Porém, a realidade é que este trabalho é sempre essencial. Já imaginaram uma cidade sem limpeza pública? Uma escola ou um hospital sem limpeza diária? Como seria? Além disso, nosso trabalho impacta diretamente na preservação do meio ambiente, este que é um dos principais desafios da sociedade hoje”.
O BRASIL PRECISA MUDAR
Henrique também aproveitou para chamar a atenção sobre a situação nacional e as eleições em curso: “Estamos em uma encruzilhada no nosso país. Ou mudamos o rumo do Brasil agora, ou vai se aprofundar a exploração do trabalho, a retirada de direitos, o desemprego e a precarização, que têm sido a marca desse governo que está ai”.
E completou: “as famílias de trabalhadores não aguentam mais tanta retirada de direitos e ataques à nossa dignidade. Hoje vivemos uma realidade muito dura para a classe trabalhadora, a economia está descontrolada com alta na inflação, há muito desemprego e cerca de 33 milhões estão na miséria”.
A Conascon, em seu encontro nacional que ocorrera em julho em Florianópolis, definiu pela mobilização da categoria junto aos demais trabalhadores para derrotar o governo fascista de Bolsonaro.
CAMPANHA DE SÓCIOS: SEMPRE JUNTOS
A assembleia, que foi realizada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, também teve divulgação da campanha de sócios “SEMPRE JUNTOS”e foram sorteadas cestas básicas que fazem parte da campanha com foco na categoria.
PRÓXIMAS ASSEMBLEIAS NO ESTADO
As próximas assembleias da categoria no RS acontecerão nas seguintes datas:
– Novo Hamburgo: 22 de setembro
– Pelotas: 23 de setembro
– Santa Cruz: 27 de setembro
– Santa Maria: 28 de setembro
– Passo Fundo: 29 de setembro