Os funcionários da empresa terceirizada GFG, estão desde o mês de março com problemas para o recebimento de salários, vale transporte e alimentação. Esta empresa é contratada pela prefeitura de Caxias do Sul para prestar serviços de higienização e preparo de merendas em escolas da rede municipal de ensino. Ao todo são cerca de 480 pessoas contratadas.
A Prefeitura de Caxias do Sul faz o pagamento, porém, a empresa não repassa aos funcionários de forma correta. Portanto, o Sindilimp neste mês de junho já se antecipou e entrou com uma ação judicial. O presidente Henrique Silva, explicou que o juiz acatou o pedido de interceptação do valor financeiro e permitiu que o sindicato pague os funcionários.
“A gente entrou essa semana com uma ação liminar, solicitando que o valor da fatura que deveria ser pago a empresa, fosse depositado numa conta judicial, da Justiça do Trabalho. Essa ação foi acolhida pela justiça. então esse valor foi depositado e nós ontem solicitamos a liberação para pagamento do auxílio-alimentação, do vale-transporte e do salário referente a este mês. Nós estamos configurando agora pela manhã um acerto com a justiça para poder acertar a forma de pagamento, porque nós não temos a folha de pagamento, a empresa não se manifestou apresentando a folha pra que o sindicato possa pagar. Então estamos vendo de forma e qual a referência que será usada para pagar.”
Este pagamento, segundo Silva é referente ao mês de maio. Aqueles funcionários que tem recebimentos de meses anteriores em atraso, devem entrar em contato com o Sindilimp para realização de ações individuais, na Justiça do Trabalho. O sindicalista comentou que o vale transporte nunca era pago antecipadamente, cada funcionário recebia de forma semanal. Portanto, não há um controle de quem recebeu ou quem não, sendo assim, de suma importância que o contratado vá até o sindicato requerer seus direitos.
O Sindilimp está em novo endereço na Rua Garibaldi, nº370, no antigo prédio do Sindicato dos Comerciários. O atendimento é durante a semana das 08h30 às 17h30, sem fechar ao meio dia.
FONTE: LEOUVE