Uma data histórica: após meses de intenso trabalho das entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor de limpeza, asseio e conservação do Rio Grande do Sul, foi assinado no início da tarde desta terça-feira, 04 de outubro, o estatuto que cria o IGAS: Instituto Gaúcho Asseio e Serviços, cujo objetivo será oferecer assistência qualificada à categoria e aos trabalhadores em geral nas áreas de saúde e educação.
UNIÃO
O evento contou com as presenças de representantes da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do RS, a FEEAC, e do Sindicado Asseio e Conservação do Estado do Rio Grande do Sul, SINDASSEIO, que representa o segmento patronal.
Para o presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, trata-se de uma data histórica para o setor pois é o marco inicial da construção de uma estrutura que atenderá as pessoas com foco na qualidade de vida e em oportunidades, com ênfase na saúde e na educação, além da qualificação profissional. Henrique também fez questão de reafirmar a importância da união de forças com o SINDASSEIO em prol dessa conquista.
MAIS OPORTUNIDADES E VALORIZAÇÃO DO SEGMENTO
A presidente do SINDASSEIO, Adriana Maia Mello, valorizou o esforço conjunto e destacou que a criação do IGAS vai proporcionar avanços importantes, tanto para o setor dos trabalhadores como para o setor empresarial. “Haverá mais oportunidades no nosso segmento e isto valorizará a classe como um todo. Temos um caminho longo pela frente, mas tenho certeza que vamos ter sucesso nessa empreitada”, disse.
FAZER A DIFERENÇA NA SAÚDE
O IGAS deverá ter como um dos seus pilares fundamentais a saúde. O objtivo é universalizar a oferta nos sindicatos filiados à FEEAC/RS de assistência à saúde através de assistência médica inicial de: clínico geral, pediatra, ginecologia e obstetrícia, assim como de psicologia, psiquiatria e odontologia.
Já no que concerne à Medicina do trabalho, o IGAS deverá trabalhar na prevenção e no tratamento de doenças motivadas pelo ambiente de trabalho e o exercício profissional, assim como prestar os exames periódicos.
FAZER A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO
Já no pilar educação o IGAS irá proporcionar convênios com órgãos públicos, em nível municipal e estadual para promover o acesso da categoria a programas como o EJA, objetivando promover a alfabetização da categoria.
Na capacitação e qualificação, deverá promover de forma autônoma, ou através de convênio com instituições, como o o SESC e o SENAC por exemplo, atividades de treinamento e capacitação voltados ao segmento.
PRÓXIMOS PASSOS
O evento ocorreu em um almoço na Galeteria Mama Mia, no centro de Porto Alegre. Nos próximos dias o grupo de trabalho responsável pela criação do IGAS deverá elaborar um planejamento estratégico para fazer avançar a sua implantação.